quinta-feira, 21 de junho de 2012

Beyoncé


Beyoncé Giselle Knowles (Houston, 4 de Setembro de 1981), mais conhecida simplesmente como Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa, arranjadora vocal, produtora, diretora de vídeo e empresária americana nascida e criada em Houston, no Texas. Cantora desde a infância, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que mundialmente já vendeu mais de 50 milhões de discos.
Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" foram os únicos a alcançar o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 16 Grammys (13 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é um dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Sua carreira como atriz teve início em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. Beyoncé também atuou em outros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros. Sua atuação no filme Dreamgirls lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz em um filme, comédia ou musical e Melhor canção original para a música "Listen". Junto com a sua mãe, Tina Knowles, ela lançou em 2004 uma linha de roupas chamada House of Deréon. A maior inspiração foi sua avó, chamada Agnèz Deréon. Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal. Em 2009 a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.

Até 2010 Beyoncé possui cinco singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo isso fez dela um dos artistas de música que mais venderam discos de todos os tempos. De acordo com a gravadora Sony Music em Outubro de 2009, se juntar as vendas de discos de Beyoncé e do Destiny's Child o resultado irá ultrapassar mais de 100 milhões de discos vendidos. A revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child. Em Fevereiro de 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano o VH1 colocou Beyoncé no número 52 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos Em 2011 durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. Em 2011 a revista Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista.

Até 2010 Beyoncé possui cinco singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira ela já vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo isso fez dela um dos artistas de música que mais venderam discos de todos os tempos. De acordo com a gravadora Sony Music em Outubro de 2009, se juntar as vendas de discos de Beyoncé e do Destiny's Child o resultado irá ultrapassar mais de 100 milhões de discos vendidosA revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child. Em Fevereiro de 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano o VH1 colocou Beyoncé no número 52 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. Em 2011 durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. Em 2011 a revista Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista.

Infância e adolescência


 

Beyoncé nasceu em Houston, maior cidade do estado do Texas. Seu pai é Mathew Knowles, um executivo musical e empresário, sua mãe é Tina Knowles, uma figurinista e estilista de cabelo. Seu pai é um afro-americano e sua mãe é descendente de crioulos. Beyoncé foi batizada com o nome de solteira de sua mãe, como uma forma de homenageá-la. Beyoncé tem uma irmã chamada Solange, que também é cantora e atriz.

Beyoncé foi educada na escola St. Mary's Elementary School, localizada no Texas, onde ela se matriculou em aulas de dança, incluíndo o balé e jazz. Foi o seu professor de dança quem descobriu a vocação musical da garota. Seu interesse musical aconteceu aos 7 anos de idade, quando ela participou e venceu o seu primeiro show de talentos, cantando a música "Imagine", de John Lennon. A jovem cantora foi ganhando notoriedade, tanto que chegou a ser citada no jornal Houston Chronicle, como candidata da região para o prêmio de artes The Sammy.

Em 1990, ela foi matriculada na escola de música Parker Elementary School, onde ela cantava com o coral da escola. Também estudou na escola High School for the Performing and Visual Arts e depois passou a estudar na escola Alief Elsik High School, ambas em Houston. Beyoncé foi solista no coro da igreja St. John's United Methodist Church. Com 9 anos de idade ela conheceu LaTavia, em uma audição para um grupo feminino. Mais tarde, as jovens cantoras se juntaram e formaram o grupo feminino Girl's Tyme, que era formado por seis garotas, entre elas Kelly, LeToya e LaTavia.
O produtor de R&B Arne Frager, depois de ver o desempenho das jovens cantoras, as convidou para gravar em seu estúdio o The Plant Recording Studios, no norte da califórnia. O grupo cantou pela primeira vez no Star Search, um respeitado show de talentos da televisão americana, mas a apresentação acabou se tornando o primeiro fracasso de sua carreira.

Para gerenciar o grupo, seu pai, que na época era um vendedor de equipamentos médicos, deixou o seu emprego em 1995. Depois que seu pai saiu de seu emprego, o rendimento financeiro de sua família diminuiu, forçando seus pais a viverem em apartamentos separados. Em 1995, com o fim do grupo Girl's Tyme, o Destiny's Child assina contrato com a gravadora Elektra Records, mas acaba saindo da gravadora antes de lançar um álbum de estreia. Em 1996, o grupo assinou contrato com a gravadora Columbia Records e, um ano mais tarde, lança a sua primeira música de trabalho, "No, No, No", que alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100.

Em uma entrevista para a revista Instinct em 2009, Beyoncé falou sobre seu relacionamento com seu tio homossexual e afirmou que a sua forte educação religiosa não afetou a forma como ela vê os homens e mulheres que são gays, apesar da opinião da igreja sobre os homossexuais. Durante a entrevista ela disse:

Fui criada pelo meu tio que faleceu a uns dois anos atrás com AIDS. Ele era o melhor amigo da minha mãe, me levava para a escola todos os dias, me ajudou a comprar o meu vestido de baile, fez as minhas roupas com minha mãe, como se fosse minha babá. Ele era a minha pessoa favorita no mundo todo. Eu nunca misturei o cristianismo com o que eu sentia por ele.

Beyoncé em uma entrevista para a revista Instinct.

Beyoncé admitiu em Dezembro de 2006 que, durante as disputas judiciais envolvendo o Destiny's Child em 2000, sofreu de depressão por causa das brigas entre LeToya Luckett e LaTavia Roberson contra Mathew Knowles. Ela também afirmou que foi publicamente atacada pela mídia, por críticos e blogs, o que agravou a situação. Nesse mesmo período, seu namoro de sete anos havia acabado. O namoro começou quando ela tinha 12 anos e durou até os seus 19 anos. A depressão foi tão grave que durou dois anos. Ela se mantinha em seu quarto durante dias e se recusava a comer qualquer coisa. Beyoncé disse que se esforçou para não falar sobre a sua depressão, pois o Destiny's Child tinha acabado de ganhar seu primeiro Grammy Award e ela temia que ninguém a levasse a sério.

Só para actualizar:

Beyoncé acaba de ganhar mais um irmão. Mas o menino não nasceu há poucos dias. Um teste de paternidade, exigido por TaQoya Branscomb, revelou que o pai da cantora norte-americana, Matthew Knowles, também é pai de um menino de quatro anos. Segundo divulgou o site "TMZ" nesta quinta-feira (18 de Setembro). E para além de ganhar um maninho, a cantora também está gravida do seu segundo filho hahahaha que fx para nós que amamos-la. Muitos parabéns nosso diva Beyonce...


terça-feira, 19 de junho de 2012


Amerie

Amerie Mi Marie Rogers (nascida em 12 de Janeiro de 1980), conhecida profissionalmente como Amerie ou Ameriie, é uma famosa cantora, compositora, produtora musical e actriz Norte- Americana  indicada ao Grammy She debuted in 2002 with the album All I Have , primarily co-written and produced by Rich Harrison , and was well received in the urban market.. Ela faz parte do selo musical da sony Urban/Columbia Records. Amerie nasceu de pai Afro- Americano e de Mãe Sul- Coreana. Como consequência de seu pai ser das Forças Armadas Norte- Americana, Amerie fazia viagens com a família para diferentes lugares do mundo, incluindo o Alasca, o Texas, a Alemanha e a Coréa do Sul. Ela se formou na Universidade de Georgetown em 2000 em Belas Artes. Amerie considera a cidade Washington como sua casa, ela e sua única irmã mais nova, Angela, tinham como língua materna o Coreano, antes de aprenderem a falar Inglês.

Ela estreou em 2002 com o álbum All I Have, principalmente co-escrita e produzida por Rich Harrison, e foi bem recebido no mercado urbano. In 2005, Ameriie released her biggest hit to date, " 1 Thing ", the lead single from her second album, Touch , which garnered her crossover recognition and earned two Grammy Award nominations. Em 2005, Ameriie lançado seu maior sucesso até à data, " 1 Thing ", o primeiro single do seu segundo álbum, Toque, que lhe rendeu cruzamento reconhecimento e ganhou dois Grammy nomeações. Her third album, Because I Love It , achieved moderate international success in 2007, although it was not released in North America, and she subsequently left her label Columbia Records . Seu terceiro álbum, porque eu amo isso, alcançou sucesso internacional moderado em 2007, embora não tenha sido lançado na América do Norte, e ela em seguida deixou sua gravadora Columbia Records. Amerie released her fourth studio album, In Love & War , in 2009, her first album under Island Def Jam . Amerie lançou seu quarto álbum de estúdio, No Love & War, em 2009, seu primeiro álbum sob a Island Def Jam.
Início da vida e início de carreira

Ameriie was born to Korean mother, artist Mi Suk, [ 3 ] [ 4 ] and African American father, Charles. [ 3 ] [ 5 ] A few months after she was born, the Rogers family moved to her mother's native Korea, where Ameriie lived for three years. Alguns meses depois que ela nasceu, a família Rogers mudou-se para a Coreia natal de sua mãe, onde Ameriie viveu por três anos. Her father, Charles, was a chief warrant officer, [ 3 ] so Ameriie traveled to and lived in many different places, including South Korea , Alaska , Texas , Virginia , and Germany. Seu pai, Charles, era um subtenente chefe, para Ameriie. Como já dissemos, a família viajou e viveu em muitos lugares diferentes, como a Coreia do Sul, Alasca, Texas, Virgínia, e na Alemanha. He now works for the US Intelligence Division United States military . Ele agora trabalha para a Divisão de Inteligência dos EUA militares dos Estados Unidos. She has a younger sister, Angela, [ 6 ] who is now her lawyer .Sua irmã mais nova, Ângela, á agora sua advogada. Amerie describes her parents as conservative, protective, traditional Christians. Amerie descreve seus pais como conservadores, de protecção, os cristãos tradicionais. Growing up, she and her sister were forbidden to leave the house or use the phone on school days. Ao crescer, ela e sua irmã foram proibidos de sair de casa ou usar o telefone em dias lectivos. The singer enrolled at Georgetown University to study literature, and was in Navy ROTC : "I was in the Navy ROTC. My dad didn't force me into it or anything. I joined so I could afford an education." A cantora matriculados na Georgetown University para estudar literatura, e estava na Marinha ROTC: "Eu estava no ROTC Marinha Meu pai me deu força, me disse: tudo ou nada! Disse-me também assim: esforcei-me muito para que eu pudesse dar-te  uma boa educação..." She quit ROTC after her sophomore year, and graduated with a BA degree in English and Fine Arts minor in design. Ela saiu ROTC após seu segundo ano, e se graduou com uma licenciatura em Inglês e Belas Artes menores em design. Amerie's first language is Korean. [ 7 ] Primeira língua Amerie é coreana.

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Afrikanas
Depois de actuarem algnuns anos como dançarinas em vários grupos musicais do país, Silana Manjenje, Jandira Patriacia, Neide Sifia, Serafina Sanches e Cleide Afonso formaram um grupo musical Afrikanas, virado, essencialmente, para o hip hop e rap. São jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 26 anos, que manifestam a pretensão de, a breve trechos, conquistar um espaço no panorama musical angolano.
O quinteto já tem um single promocional no mercado, com dois temas, e nos primeiros dias prevê lançar o primeiro album, gravado em lugares sumptuosos da cidade de joanesburgo, África do Sul. Com estes passos, o grupo pretende difundir a sua música em Angola e além fronteiras.
As jovens podem ser consideradas como um “produto” do cateorizado músico Matias Damásio, por ser o responsável pela produção do grupo. Alheas, como faz questão de dizer Silana Manjenje, “ as Afrikanas estão em boas mãos”, referindo-se aos trabalhos de arranjo e produção de Damásio.


Silana Manjenje, benguelense de 26 anos, é o rosto mais visível das cinco, mercê do triunfo no concurso Bounce, emitido pelo canal 2 da PTA (Televisão Pública de Angola), produzido e realizado pela Semba comunicações, e por ser ainda das principais vocalistas.

O facto de ser a mais velha do quinteto conferiu-lhe, com naturalidade, o estatuto de líder, pelo que se assume sempre como porta-vos.



Viemos para ficar e conquistar



“ Estamos cientes de que não é fácil conquistar um lugar de destaques na arena musical de Angola, mas preparamo-nos para superar todos os obstáculos e atingirmos um dos nossos principais objectivos, que é a conquistar um número de fãs expressivos em Angola”, frisou.



A seu ver, Afrikanas só estão com bom andamento se conseguirem agradar, principalmente, ao público-alvo da linha musical que seguem.

“ Se não cativarmos as pessoas que gostam do estilo da nossa música, certamente que não teremos sucesso. Portanto, é deste ponto que começa a nossa batalha, com vista a chegarmos onde pretendemos”, referiu.

Jandira Padre, uma das encarregue pelo canto melódico, diz não se sentir deslocada nesta nova carreira, por se dedicar a algo de que gosta e que sabe fazer. “ Sinceramente, não estou a encontrar muitas dificuldades para me enquadrar como vocalista, por ter frequentado aulas de canto durante um ano,  período em que tive a sorte de ser ensinada pelo professor Hossi, um profissional extremamente competente”, disse a Luandense de 23 anos.






Serafina Sanches, de 19 anos, é mais nova do grupo e dedica-se também ao canto melódico. Não tem dúvidas de que Afrikanas vão conquistar inúmeros fãs do país a fora. “Acredito nas nossas capacidades e no trabalho que estamos a desenvolver. Vamos conquistar muitos corações neste país”, Vaticinou.










As letras das músicas rap estão a ser escritas por Neide Sofia e Serafina Sanches.





Neide Sofia, aprimeira, de 22 anos, promete surpresas aos amantes deste género. “ Estamos a produzir algo que certamente vai impressionar os fascinantes pelo rap”, garantiu.












Cleide Afonso participante do Bounce em 2009 alinha pela mesma diapasão: “ Viemos para ficar, conquistar respeito e admiração do público.





Aaliyah

Aaliyah Dana Haughton (Nova Iorque, 16 de janeiro de 1979Marsh Harbour, 25 de agosto de 2001) foi uma cantora de R&B, dançarina, atriz e modelo dos Estados Unidos. Aaliyah participou de 2 filmes e lançou 3 álbuns em vida, tendo conseguido 5 nomeações ao Grammy Awards.

Após Hankerson assinar um acordo de distribuição com a Jive Records, Aaliyah, até então com 12 anos, assinou com a sua gravadora, a Blackground Records.  Hankerson, mais tarde, apresentou-a ao artista e produtor R. Kelly, que se tornou o mentor de Aaliyah, bem como compositor e produtor do seu primeiro álbum, que foi gravado quando ela tinha 14 anos. Lançado em junho de 1994, "Age Ain't Nothing but a Number" debutou em vigésimo-quarto na Billboard 200, com 74.000 cópias vendidas na primeira semana. Semanas depois o álbum atigiu o número 18 na Billboard 200 e 3 na R&B/Hip-Hop Albums. Até hoje o álbum vendeu 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e 5 milhões de cópias mundialmente. O single de estréia de Aaliyah, "Back & Forth", liderou a Billboard R&B/Hip-Hop Songs por três semanas e foi certificado Ouro pela RIAA. O segundo single, um cover dos The Isley Brothers, "At Your Best (You Are Love)", chegou ao número seis na Hot 100 da Billboard e também foi certificado Ouro pela RIAA. A faixa-título, "Age Ain't Nothing but a Number", chegou ao número 75 na Hot 100 da Billboard. Além disso, ela lançou "The Thing I Like", como parte da trilha sonora do filme de 1994 A Low Down Dirty Shame. Com o lançamento do álbum, houve boatos de uma relação amorosa entre Aaliyah e R. Kelly. Pouco depois, houve especulações sobre um casamento secreto com o lançamento de "Age Ain't Nothing but a Number" e o conteúdo adulto que Kelly tinha composto para Aaliyah. A revista Vibe revelou mais tarde um certificado que comprovava o suposto casamento em 31 de agosto de 1994, no Sheraton Gateway Suites em Rosemont, Illinois. Aaliyah, que tinha 15 anos na época, apareceu com 18 no certificado, o casamento ilegal teria sido anulado em fevereiro de 1995 por seus pais. Os dois continuaram a negar as alegações de casamento.





Morte

Em 21 de agosto de 2001, Aaliyah foi ao 106 & Park para promover o álbum. Na entrevista, ela informou que nos próximos dias iria gravar o clipe do próximo single, "Rock The Boat". No dia 22 de agosto, Aaliyah começou a gravar o clipe em um estúdio da Cidade do México. No dia 23 de agosto, ela e sua equipe viajaram às Bahamas para terminar o vídeo.

Em 25 de agosto de 2001, às 06:45 (EST), Aaliyah e vários membros da gravadora embarcaram em um bimotor Cessna 402B (N8097W) em Marsh Harbour, Ilhas Abaco, Bahamas, para voltar ao Estados Unidos, específicamente para o aeroporto de Opa-locka, Flórida.



O grupo não sabia que o avião era incapaz de trasportar parte do equipamento das filmagens. Portanto, a aeronave ultrapassou o padrão de peso e o limite de tolerância para próprio equilíbrio, proporcionado pela Cessna. O avião caiu logo após a decolagem, a cerca de 200 metros do final pista. Aaliyah, o piloto Luis Morales III, o cabeleireiro Eric Forman, o segurança Anthony Dodd, o segurança Gallin Scott, o produtor de vídeo Douglas Kratz, o estilista Christopher Maldonado, a funcionária da Blackground Records Keith Wallace, e a funcionária da Virgin Records foram mortos no acidente. Dodd foi levado para um hospital em Miami, mas morreu na manhã seguinte.

O relatório do National Transportation Safety Board (NTSB) afirma que "o avião foi visto decolando da pista e em seguida, caiu de nariz para baixo, impactando em um pântano no lado sul da partida final da pista 27.". O mesmo relatório apontou que o piloto apresentava álcool e cocaína no sangue, além de falsificar sua licença da Federal Aviation Administration (FAA), que mostrava centenas de horas voadas.

Funeral


O corpo de Aaliyah foi levado a Nova York em 29 de agosto. Seu velório deu início na noite de 30 de agosto, na funerária Frank E. Campbell. Cerca de 800 convidados passaram pelo velório, incluindo Timbaland, Gladys Knight e Janet Jackson.

O funeral de Aaliyah, na manhã do dia 31 de agosto de 2001, reuniu milhares de fãs e a imprensa, em frenta a igreja Saint Ignatius Loyola. O corpo de Aaliyah em um caixão de prata foi conduzido em um recipiente de vidro, puxado por cavalo. O corpo de Aaliyah foi cremado, e suas cinzas depositadas em uma tumba, em frente a 1.200 convidados, incluindo Sean Combs, Mýa, Jay-Z, Usher e Lil' Kim.





Alicia Kelys
Alicia Keys (nome artístico de Alicia Augello-Cook;Nova Iorque, 25 de Janeiro de 1981) é uma cantora de R&B/soul, pianista, compositora, produtora musical e actriz norte-americana. Keys é uma artista de renome, tendo vendido mais de 30 milhões de álbuns e 25 milhões de singles, o que faz dela uma das artista mais bem-sucedidas da sua era. Arrecadou já mais de dez Grammys, dez Billboard Music Awards e cinco American Music Awards. Alicia é conhecida mundialmente por canções como "Fallin'", "You Don't Know My Name", "If I Ain't Got You", "No One" e "Empire State of Mind".

Iniciou uma incursão no mundo do cinema, em 2007, com a comédia de acção Smokin' Aces e The Nanny Diaries, ao lado de Scarlett Johansson. Em 2008, protagoniza o filme The Secret Life of Bees, com as também estrelas da música, Jennifer Hudson e Queen Latifah.

Em 2010, o canal de música VH1 incluiu Alicia Keys na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos o Tempos".

Os primeiros anos


Keys nasceu Alicia Augello Cook, em 1981, filha de Teresa Augello, de ascendência ítalo-irlandesa-escocesa e Craig Cook, jamaicano. O parto de Keys foi realizado num hospital de Manhattan, mas foi num bairro de Hell's Kitchen que Alicia cresceu, sendo criada apenas pela mãe, já que o seu pai saiu de casa quando ela tinha apenas dois anos.

Foi como actriz que se estreou nos meandros artísticos, com a participação na série de televisão The Cosby Show, aos quatro anos de idade. Começou a tocar piano quando tinha sete anos, tocando compositores como Beethoven, Mozart e Chopin. Compôs a sua primeira canção, "Butterflyz" aos catorze anos de idade; canção que foi incluída no seu primeiro álbum.

Com dezasseis anos formou-se como a melhor aluna de sua sala na Escola de Artes Profissionais, uma escola pública de Manhattan, tendo ainda frequentado a Universidade de Colúmbia antes de se dedicar definitivamente à carreira musical. Keys gravou uma demo e enviou-a a Jermaine Dupri do selo musical So So Def, distribuído pela Columbia Records. Gostando do que ouviu, Dupri assinou um contrato com ela. A canção "Dah Dee Dah (Sexy Thing)" foi a primeira gravação profissional de Keys num estúdio, no entanto, essa canção nunca foi lançada como single, mas fez parte da banda-sonora do filme Men in Black (de 1997).

 Descontente com a Columbia Records, Alicia recorreu a Clive Davis (quem descobriu Whitney Houston na década de 1980), que assinou com ela pela Arista Records. Logo após, a Arista dissolve-se e Keys foi convidada a unir-se ao novo selo de Clive, a J Records, onde gravou as canções "Rear View Mirror" e "Rock With You" incluídas nas bandas-sonoras dos filmes, Shaft e Dr. Dolittle 2, respectivamente (lançados em 2000). Em 2001, lança lança seu primeiro álbumSongs in A Minor, vendendo 236 mil cópias, só na primeira semana.

Actualidade


Em Maio de 2010 a cantora anuncia a sua gravidez e casamento com o rapper Swizz Beatz.   No mesmo ano, em 10 de Junho, participa juntamente com os Black Eyed Peas, Shakira, Juanes, entre outros, no concerto de abertura do Campeonato Mundial de Futebol 2010, na África do Sul. No dia 14 de Outubro de 2010, nasceu em Nova Iorque, o primeiro filho do casal, Egypt Daoud Dean.

Estilo musical


As suas canções, normalmente acompanhadas pelo piano, visto Keys ser uma pianista com formação clássica, falam muitas vezes sobre amor, desgostos e o poder feminino

Como inspiração, cita vários músicos, incluindo Prince, Nina Simone, Barbra Streisand, Marvin Gaye, Quincy Jones, Donny Hathaway e Stevie Wonder.

O seu estilo está enraizado no gospel e soul vintage, complementado pelo baixo e sintetizadores. Incorporando fortemente o piano clássico com o R&B, soul e jazz, começou a experimentar outros géneros musicais, como o pop e rock, no seu terceiro álbum, As I Am, e um som neo soul e R&B dos anos 80 e 90 no seu quarto álbum, The Element of Freedom.

A sua classificação vocal é de contralto e a sua extensão vocal varia em 3 oitavas. Muitas vezes referida como "Princess of Soul" ou "Princesa do Soul", é caracterizada por ter um timbre de voz forte, cru e apaixonado

Carreira como actriz


Alicia Keys tem também já uma considerável carreira como actriz, que iniciou com pequenos papéis em séries de televisão. A sua primeira participação foi em 2001, na série Charmed. Participa, depois, em séries como American Dreams, em 2003 e The Backyardigans, em 2006. No cinema, fez a sua estreia em 2007, com os filmes Smokin' Aces, uma comédia de acção, realizado por Joe Carnahan, com Ben Affleck, Jason Bateman, Andy Garcia e Ray Liotta e The Nanny Diaries, ao lado de Scarlett Johansson. No ano seguinte, surge como uma das irmãs Boatwright, que ganham a vida como apicultoras, em A Vida Secreta das Abelhas, realizado por Gina Prince-Bythewood e produzido por Will Smith.


Em Portugal


Alicia Keys esteve três vezes em Portugal para concertos. O seu primeiro concerto ocorreu na primeira edição do Rock in Rio Lisboa, em 2004. Voltou depois a Portugal pelas digressões As I Am Tour, em 2008 e The Freedom Tour, em 2010, com ambos os espectáculos a acontecerem no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Keys tem uma forte ligação a Portugal. Em entrevista no programa da BBC, BBC Friday Night, quando Jonathan Ross pergunta à cantora a que locais gostaria de regressar, Alicia keys responde «adoro Portugal e Espanha». No seguimento da conversa, diz ainda que «as pessoas são fantásticas, acolhedoras e amigáveis» acrescentando «gosto também muito da gastronomia, que é deliciosa».

Prémios e nomeações


Logo com o seu primeiro álbum, Alicia Keys ganhou 5 Grammys. Desde aí, já foi nomeada para centenas de prémios, tendo arrecadado muitos deles. De entre os diversos prémios e nomeações, contam-se até 2011, 14 Grammy Awards, 13 NAACP Image Awards e mais de 20 nomeações para os mesmos, 3 World Music Awards e 3 MTV Europe Music Awards.

 

 

Grammy Awards



O Grammy Award é o prémio de maior prestígio da indústria musical internacional, atribuído anualmente pela National Academy of Recording Arts and Sciences, dos Estados Unidos da América e realizado desde 1958. Alicia Keys ganhou, no total, 14 Grammys.